quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

BMW X1 É NACIONAL, MAS O PREÇO É IMPORTADO.


NOVO BMW X1 FABRICADO NO BRASIL COMEÇA A SER VENDIDO EM MARÇO

Modelo, que está sendo temporariamente importado partindo de R$ 166.950, não ficará mais barato, mas será flex

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BMW X1 sDrive20i (Foto: Divulgação)
Falta pouco para a nova geração do BMW X1 começar a ser fabricada no Brasil. Executivos da marca confirmaram em evento realizado nesta terça-feira (02) que o modelo será feito nafábrica da empresa em Araquari (SC) ainda em fevereiro e suas vendas devem começar em março.
"Mas, o X1 não era nacional?" Sim, e vai voltar a ser. É confuso, mas a gente explica: a geração anterior do X1 já era fabricada por aqui desde novembro de 2014, quando se tornou o segundo modelo da marca a ganhar certidão de nascimento brasileira. Desde dezembro do ano passado, porém, o modelo voltou a ser temporariamente importado até que a fábrica do sul do país comece a produzi-lo em nova geração, este mês.
Apesar da nova nacionalização, não espere por redução de preços. O X1 deve continuar sendo vendido por iniciais R$ 166.950, valor cobrado atualmente pela versão sDrive20i GP. A tabela vigente segue com a variante sDrive20i X-Line de R$ 179.950 e com a topo de linha xDrive25i Sport de R$ 199.950. Essa mesma regra de não reduzir os preços após a nacionalização vem sendo adotada pela própria BMW e por outras montadoras recentemente.
BMW X1 sDrive20i (Foto: Divulgação)
A única diferença do modelo importado hoje em dia para o nacional deve ficar debaixo do capô. Atualmente, o carro tem um motor 2.0 quatro cilindros turbo movido a gasolina em dois ajustes diferentes: as versões sDrive20i tem rendimento de 194 cv a 5 mil rpm e 28,5 kgfm a 1.250 rpm, enquanto a xDrive25i (com tração integral) conta com o mesmo motor, mas com ajustes para gerar 234 cv a 5 mil rpm e 35,7 kgfm a 1.250 rpm. A partir de março, o X1 fabricado aqui vai contar com mesmo desempenho, mas será flex. A transmissão é e continuará sendo automática de oito velocidades com opção de trocas por aletas. Na versão topo de linha com tração integral, o modelo chega a 100 km/h em 6,5 segundos. A marca não divulgou o desempenho das versões 20i, com tração dianteira.
Uma importante novidade que era cogitada para esse carro, porém, foi engavetada. Especulava-se que o X1 nacional estrearia um motor 1.5 turboflex de aproximadamente 134 cv, mas a marca garante que isso não está mais nos planos e que o SUV fabricado por aqui não terá diferenças mecânicas em relação ao que está sendo temporariamente importado, a não ser pelo consumo dos dis combustíveis.
Painel central do BMW X1 sDrive20i (Foto: Divulgação)
Nova geração
O X1 não só ganhou um novo visual, maspassou a ser feito em nova plataforma, que possibilitou a estreia de versões com tração dianteira. Além disso, ganhou novas medidas: ficou 5,3 cm mais alto e 2,3 cm mais largo. O modelo só diminuiu em comprimento, mas é difícil de perceber, já que foi só 1,5 cm na fita métrica.
Agora, o primeiro SUV em tamanho no portfólio da BMW mede exatos 4,43 metros de comprimento, 2,06 m de largura (com os retrovisores), 1,61 m de altura e tem 2,67 m de entre-eixos. Segundo a marca, as novas medidas e configurações internas do carro garantem mais espaço para os passageiros dianteiros e traseiros. Outra consequência foi a melhoria no coeficiente de arrasto do carro, que caiu de 0,33 cx para 0,28 cx. Isso tende a diminuir o consumo de combustível, melhorar as acelerações e diminuir ruídos e trepidações em altas velocidades.
BMW X1 sDrive20i (Foto: Divulgação)
O porta-malas também cresceu 85 litros e agora tem 505 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, o volume de carga chega a 1.550 litros, 200 litros a mais do que na geração anterior. Para melhorar a versatilidade, a segunda fileira de bancos é tripartida,aumentando a possibilidade de acomodação de carga e pessoas.
Entre os equipamentos, há direção elétrica, tela multimídia de 6,5 polegadas com GPS, ar-condicionado automático digital com saída para os bancos traseiros, função start/stop, aletas para trocas de marchas e faróis em LED. O carro ainda oferece seis airbags, controle de tração e estabilidade (que podem ser parcialmente desativados), sensores de estacionamento traseiros, de chuva e crepuscular e rodas de liga-leve de 18 polegadas. O carro pode ser comprado em cinco opções de cores de carroceria e outras duas de revestimento interno. A versão topo de linha tem acabamento esportivo exclusivo.
BMW X1 sDrive20i (Foto: Divulgação)

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